Hiperplasia Prostática (crescimento prostático benigno)
A Hiperplasia Prostática é um diagnóstico histológico que compreende a proliferação benigna das células dos tecidos prostáticos dos homens com idade acima dos 40 anos. Este processo pode ou não ocasionar um crescimento da próstata como um todo e por isso, muitas vezes é chamado de crescimento prostático benigno. E pode levar, ou não, ao surgimento de sintomas urinários.
Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência urinária, principalmente durante à noite, urgência miccional com ou sem perdas urinárias, diminuição progressiva do jato urinário, esforço miccional, dor ou ardência para urinar. Entre as principais complicações, citamos a retenção urinária aguda, insuficiência renal aguda ou crônica, a litíase vesical, risco aumentado de infecções urinárias e sangramento urinário.
O tratamento pode ser feito através de medicamentos como alfa bloqueadores, inibidores da enzima 5alfa redutase, anticolinérgicos e até inibidores da enzima 5-PDE, usualmente utilizados no tratamento da disfunção erétil. Os tratamentos cirúrgicos são indicados nos casos de falha do tratamento conservador medicamentoso ou no surgimento de complicações com as citadas anteriormente e compreendem a prostatectomia aberta, a ressecção transuretral da próstata utilizando energia monopolar ou bipolar, a fotoablação a laser e a enucleação a laser (HoLEP ou ThuLEP).
Agende uma consulta!
Entre em contato para marcar consultas, procedimentos e tirar dúvidas.
(51) 991915390